quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Agosto mês do cachorro LOUCO!!!!


O controle da raiva de cães e gatos é feito através da vacinação anual da população felina e canina. A captura (carrocinha) e eutanásia de animais abandonados ou sua castração são formas de controle populacional que auxiliam no combate a todas as doenças transmitidas pelos animais.
Para evitar a raiva dos herbívoros (bovinos, eqüinos, caprinos e ovinos) deve-se vacinar anualmente os rebanhos em áreas de ocorrência da doença e controlar a população de morcegos hematófagos pela captura e uso de pastas anticoagulantes.
Você pode ajudar no controle da raiva
1. Vacine anualmente seus animais. A vacinação anti-rábica é gratuita e fornecida pela prefeitura da sua cidade. Procure também o Centro de Controle de Zoonoses.

2. Não deixe animais soltos na rua ou em contato com outros desconhecidos. Se seu animal for mordido, procure assistência veterinária imediatamente.

3. Avise o Centro de Controle de Zoonoses sobre animais errantes- eles podem ser portadores de diversas doenças.

4. Não deixe que seus animais se reproduzam sem controle, pois isso contribui para o aumento da população de animais errantes e disseminação de doenças. A castração é uma opção segura e indicada para o controle de natalidade dos animais.

5. Não toque em animais desconhecidos, estranhos, feridos ou aparentemente doentes. Chame o Centro de Controle de Zoonoses para a remoção do animal. Não tente separar animais que estejam brigando.

6. Não perturbe animais quando eles estiverem comendo, bebendo ou dormindo.

7. Morcegos podem transmitir a raiva. Caso encontre algum em sua residência ou mesmo na rua, não tente capturá-lo. Chame o Centro de Controle de Zoonoses para a remoção do animal. Não entre em grutas ou cavernas, locais prováveis de abrigo de morcegos.

8. Não crie animais silvestres e nem tente tirá-los de seu "habitat" natural.

9. Não abandone animais nas ruas, em parques ou outros locais públicos.

10. Adote animais abandonados nos abrigos específicos para esse fim.
 Pois é pessoal agosto mês do cachorro louco! Ou seja mês da raiva, vacine seu(s) cão(s) ou seu(s) gato(s)!
Lambeijos Lola e Billy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Template by Rosângela Coelho - Só Templates